Segurança em Museus

Segurança em museus – Tríscele
A segurança em museus trata-se da contração de uma equipe especializada em vigilância e monitoramento, certo? Não somente!
Pense bem, você já deve ter se perguntado: ‘por que utilizar uma fita vermelha que impede a aproximação do visitante na obra de arte?’, ‘qual o motivo de não poder tirar foto das pinturas em óleo?’, ‘por que tem placas indicando a saída da exposição?’,‘por que algumas áreas internas do museu não podem ser visitadas?’, ‘qual o motivo de fazer a entrada do museu ser de costas para a rua de tráfego intenso?’, ‘por que não posso ver a higienização do acervo?’ ou ainda pode ter se questionado sobre a disposição dos espaços no museu; como por exemplo ‘por que a exposição de objetos leves fica no 3º andar do museu?’.
A resposta para essas questões é apenas uma. Segurança do acervo e dos usuários!
É pensando na segurança em museus que analisamos, questionamos e refletimos sobre os espaços do museu e as possibilidades de problemas, tragédias e acidentes que podem acontecer no espaço.
Por pensar na saúde e segurança dos usuários do museu que criamos regulamentações e procedimentos de atuação no museu; como é o caso da utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual) nos procedimentos que objetivam o contato da pessoa com o acervo.
Um projeto de segurança no museu leva em consideração todas as intempéries e imprevistos passiveis de realização.
É nesse projeto que desenhamos as rotas de fuga, prevenimos o acontecimento de imprevistos e desenvolvemos gatilhos de salvaguarda do acervo e dos usuários do museu!
Dessa maneira, segurança em museus está muito além de instalar câmeras e colocar vigilantes. Está voltada também em garantir o bem-estar, a saúde e a segurança de sua equipe técnica e de seus usuários!

Exposições – Tríscele.
8 dicas para obter sucesso ao fazer uma exposição de museu
expografia, exposição, interatividade, Museu Interativo
Existem diversos motivos para visitar um museu, porém, será o design da exposição e a narrativa que ela transmite...
Conheça Nossa Ferramenta Online Para Diagnóstico de Acervo
diagnóstico de acervo, Documentação Museológica, Ficha de Identificação de Acervo, Fichas de Identificação, Livro de Registro, Marcação do Objetos, Marcação Provisória, Sistema de Numeração, tabela de levantamento de a
A Documentação Museológica é uma das principais atividades desenvolvidas pelo museu. Trata-se de um conjunto de...
Elaborando a Tabela de Levantamento de Acervos Museológicos
diagnóstico de acervo, diagnóstico museológico, documentação, Documentação Museológica, etiqueta provisória, Sistema de Numeração, tabela de levantamento de a
Se você trabalha em museu e se o seu acervo possui inconsistências quanto à sua documentação (ou até a falta...