Projeto de Financiamento e Fomento para Museu

Os Museus, em sua maioria, são instituições com baixa dotação orçamentária ou nenhuma, geralmente subordinadas às verbas, doações e associações de voluntariado e que não suprem todas as suas necessidades, quando em muitas vezes o orçamento apenas contempla os orçamentos para os recursos humanos.

Uma das alternativas para esse impasse econômico, além da elaboração de um plano gestor, é a captação de recursos para os seus programas e projetos, mediante a submissão de projetos para os editais de fomento e de financiamento que existem.

E-book: Como elaborar um projeto cultural – Tríscele

A TRÍSCELE atua com uma equipe apta para a elaboração desses projetos, preenchendo com profissionalismo e acuidade a todos os itens que são cobrados nesses tipos de documentos, além de dispor dos seus profissionais e de seus respectivos currículos para atuarem no desenvolvimento deles.

Estamos atentos aos principais editais de fomento e financiamento para museus e a nossa equipe de profissionais se capacita constantemente para poder ofertar aos museus projetos que se enquadrem nos quesitos e regras exigidas nesses editais.

Leia mais

Ebook: Como Elaborar um Projeto Cultural

captação de recursos, Lei Rouanet, planejamento, Programas e Projetos, Projeto Cultural

O Projeto Cultural é a primeira etapa de um bom Planejamento. A elaboração de um Projeto Cultural é um passo...

Leia mais

Projetos de Financiamento e Fomento para Museus

captação de recursos, Lei Rouanet, planejamento, Programas e Projetos, Projeto Cultural

Uma das realidades nas instituições museológicas é a dificuldade de execução e manutenção dos seus projetos. A...

Lei Rouanet

A Lei de Incentivo à Cultura, popularmente chamada de Lei Rouanet, é conhecida principalmente por sua política de incentivos fiscais. Esse mecanismo possibilita que cidadãos (pessoa física) e empresas (pessoa jurídica) apliquem parte do Imposto de Renda devido em ações culturais.

Mais Museus

O Edital Mais Museus visa o conveniamento de projetos para a implantação de museus em municípios que ainda não possuam instituição museológica instituída. Podem participar pessoas jurídicas de direito público e de direito privado sem fins lucrativos, com finalidade cultural. No caso de pessoas jurídicas de direito privado deverão ser instituídas há no mínimo três anos.

Modernização de Museus

Seleção de projetos para conveniamento voltados à cultura, memória e patrimônio, para modernização dos espaços museais. Tem por objetivo ampliar, estimular e viabilizar a continuidade e a sustentabilidade das atividades das instituições selecionadas, a fim de fomentar o processo sóciocultural nacional.

Elisabete Anderle

O Edital Elisabete Anderle tem por objetivo o estímulo à produção, circulação, pesquisa, formação, preservação e difusão cultural e contempla as seguintes categorias: artes populares, artes visuais, dança, letras, música, patrimônio cultural e teatro.

Pontos de Memória

O Programa Pontos de Memória tem como objetivo apoiar ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social. Ele é o resultado de parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), Programa Mais Cultura e Cultura Viva, do Ministério da Cultura, e a Organização dos Estados Ibero–americanos (OEI).

Editais Municipais

A TRÍSCELE atua na área de projetos museológicos, submetendo-os à apreciação de prefeituras e de editais municipais de incentivo à cultura, além de auxiliar na captação dos recursos necessários para a implantação dos serviços projetados.

Elaboração de Editais

Além de atuar na elaboração de projetos para editais de fomento e financiamento para museus, a TRÍSCELE desenvolve e presta assessoria em editais para atividades específicas do museu, como edital para contratação de serviços e funcionários, edital para exposições temporárias, entre outros.

Projetos Independentes

Desenvolvemos e implantamos projetos independentes para museus. Temos uma equipe de profissionais capacitados que oferece ao seu espaço museológico condições ideais ao desenvolvimento das suas ações. Buscamos junto com a instituição, parceiros para o investimento na área de museus.

Projetos Culturais

A TRÍSCELE atua na elaboração e submissão de projetos culturais em editais como os nacionais apresentados pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Petrobrás, Eletrobras, entre outras; em âmbito estadual elaboramos projetos para órgãos privados e públicos como os editais do Funcultural e Funturismo, ambos do Seitec - Sistema Estadual de Incentivo à Cultura, ao Turismo e ao Esporte