Museu Interativo

O museu interativo tem se transformado em espaços fundamentais para a apreciação e valorização do patrimônio material e imaterial.

A tecnologia reinventou nosso modo de viver. Os museus também precisaram se reinventar, deixando de ser um espaço somente de guarda de objetos.

O museu interativo tem a capacidade de criar experiências memoráveis, significativas a altamente contextualizadas.

A maioria das instituições buscou novas formas de trabalhar o museu, tornando-o mais atrativo. Os museus interativos são mais tecnológicos e despertam o interesse e a curiosidade dos que o visitam.

Museu Interativo - Tríscele

A interatividade nos museus é uma tendência mundial. No Brasil as exposições com interatividade estão se tornando cada vez mais frequentes.

O museu interativo seduz os usuários e oferecem condições de novas abordagens para os conteúdos que o museu quer transmitir.

Museus interativos aproximam o usuário dos conteúdos e do próprio museu. A Tríscele desenvolve soluções para museus interativos.

QR CODE: TECNOLOGIA APLICADA EM EXPOSIÇÕES MUSEOLÓGICAS

Eles apareceram no mundo praticamente de uma hora para a outra. Quase que sorrateiramente os QR Codes surgiram em vários lugares, desde embalagens de produtos até etiquetas espalhadas pelas grandes cidades. Nesse espaço também desponta o museu interativo com suas exposições.

O QR Code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pelos celulares. Após decodificado, passa a ser um trecho de texto e/ou um link. Este então tem redirecionado o acesso ao conteúdo publicado em algum site.

A Tríscele, atenta às tendências mundiais do mercado, trouxe o QR Code para os espaços de museus.

Fale conosco agora via chat

O uso dessa ferramenta na exposição de longa duração Seminário de Corupá: Fé, Formação e Recanto de Paz evidencia nosso conceito. Ideias que se transformam em soluções simples, criativas e originais com o uso de ferramentas modernas e interativas.

 

APP INTERATIVO PARA MUSEUS

Cada vez mais a tecnologia tem aparecido nos museus. Isso tem contribuído para a desmistificação destes espaços enquanto apenas lugares para a guarda de objetos antigos.

O uso de recursos multimeios, principalmente os aplicativos, permite uma nova dinâmica de interpretação das exposições.

Por meio do desenvolvimento de aplicativos específicos, o museu tem maiores possibilidades de apresentar e dinamizar suas informações.

O uso das tecnologias no museu, trata-se portanto, de uma maior interatividade com o público. Isso permite maior acesso às informações, bem como a sua democratização.

Sabendo que a tecnologia permite aos museus uma troca de conhecimento de modo dinâmico, propõe-se o desenvolvimento de APP interativo. A Tríscele tem desenvolvido estes aplicativos e você pode tentar fazer o seu, seguindo nosso tutorial.

App interativo para museus Tríscele

App interativo para museus Tríscele

 

 

Leia mais

Desenvolvendo um App interativo para museus

aplicativo, app, CSS, design, html, museu, tecnologia, Tutorial

Neste artigo vamos mostrar como criar um app interativo para museus utilizando HTML, CSS, JavaScript e NW.js....

Leia mais

QR Code: tecnologia aplicada em exposições museológicas

expografia, museu, QR Code, tecnologia

Eles apareceram no mundo praticamente de uma hora para a outra. Quase que sorrateiramente e sem fazer nenhum barulho,...