Projeto Expográfico e Museográfico

A TRÍSCELE atua na área da expografia, desenvolvendo projetos expográficos individualizados de acordo com as especificidades de cada instituição. Acompanhamos e coordenamos todas as fases da pauta museográfica, do planejamento a execução.

O trabalho de organização de uma exposição deve ser muito bem dimensionado para evitar desgastes entre os profissionais ou má gestão de recursos envolvidos, que podem comprometer os resultados do projeto. Assim, a TRÍSCELE divide o projeto expográfico em três fases distintas: pré-produção, produção e pós-produção.

A expografia se ocupa com a definição da linguagem e com o design da exposição museológica, abarcando a criação de circuitos, suportes expositivos, recursos multimeios e o projeto gráfico, além de pensar todos os recursos comunicacionais – programação visual, diagramação de textos, imagens, legendas entre outros.

Com o projeto expográfico buscamos relações formais para expressar o conteúdo proposto, por meio da curadoria compartilhada, onde e através dela a TRÍSCELE traduz os conceitos, que adiante estará percebida na exposição.

banner-artigos-expografia-triscele

O que é Exposição Museológica?

A exposição museológica busca comunicar uma ideia, um tema, um recorte conceitual, o que abrange ações intrínsecas às práticas museológicas. É na sua expografia que o museu se esforça em traduzir os objetos que ele expõe, de modo claro às diversas categorias de público, construindo sua narrativa, entendido enquanto instrumento de educação, cultura e informação.

“Uma exposição museológica é antes de tudo a construção de um espaço que pode ser comparada com a tarefa de se escrever um texto; é a soma dos esforços e propostas que procuram estabelecer uma composição rítmica a um discurso preexistente, entendendo os seus processos de concepção e de montagem enquanto um eixo comunicacional dividido entre a fundamentação das ideias, a produção imagética e a sua extroversão.” (Jonei Bauer, museólogo)

Leia mais

Projeto de Exposição Para Museus

app, expografia, interatividade, Museu Irmão Luiz, Museu Tigre, projeto expográfico, QR Code, tecnologia

Pensar uma nova exposição para o museu é um desafio para sua equipe técnica. A exposição é sempre o elo entre o...

Leia mais

Design de Exposição em Museus

design de experiência, design de exposição, design de produto, design emocional, design estratégico, design gráfico, design visual, experiência sensorial, expografia, exposição museológica, interação, interatividade, museu2.0, projeto expográfico

A experiência sensorial em museus passa a ser observado como o elo que dinamiza a interação entre o acervo que se...

Leia mais

O que é “Exposição Interpretativa”?

carga da exposição, equipe, expografia, exposição, exposição interpretativa, interpretação, intuitividade, Museologia, museu, museu participativo, The Participatory Museum

Para entendermos o conceito de Exposição Interpretativa precisamos, antes de tudo, refletir sobre outras questões,...

Museografia e Expografia

Organização de instituições e espaços museológicos; definição de temas e percursos museográficos; elaboração de projetos de exposição, desenhos e projetos técnicos.

Projetos Técnicos em 3D

Panoramas e planilhas digitais sobre a pauta expográfica. Estudos e experimentações em design de exposições. Perspectiva e espaço: noções do percurso museográfico e expográfico.

Mobiliário e Suportes

Elaboração de pesquisa e projetos para mobiliário expositivo; vitrinas, bases e suportes para exposição. Estudo de combinação e adequação de matérias/elementos consonantes à pauta museográfica.

Curadoria Compartilhada

Equipe multidisciplinar; projeto e pesquisa do acervo museológico para a exposição; interação e mediação entre museu e público – comunicação.

Assessoria Técnica

Pré-produção, produção e pós produção de exposições museológicas; documentação e laudos técnicos para acervo da exposição;

Textos e Legendas

Pesquisa e revisão conceitual/gramatical; elaboração e tradução de textos; desenvolvimento de conteúdos para exposições invisíveis: QR Code.

Tipologias de Exposição

Exposição temporária; exposição de curta duração; exposição de longa duração; exposição in situ.

Programas e projetos para exposição

Desenvolvimento de programas e projetos educativos, segurança e monitoramento; monitoria para museus e exposições; comunicação patrimonial

Material de Apoio

Web sites, blogs, catálogos, cartazes e panfletos; fotografias e vídeos; assessoria de comunicação institucional e museológica.