Reserva Técnica

O acervo de um museu não se resume somente aos objetos que estão em exposição. Em vez disso, a maior parte do acervo geralmente está localizada na Reserva Técnica, e só é acessada pelo público em exposições temporárias.

Uma das principais finalidades da Conservação Preventiva é “conservar e preservar para não restaurar”. E para tanto, existem diversas ações preventivas, que vão desde o controle ambiental de todo o edifício de um museu até a rotina de observação e higienização dos objetos do acervo, que devem ser tomadas para que a danificação dos objetos seja a menor possível.

Dessa forma, a Reserva Técnica, respeitando as normas de Conservação Preventiva, torna-se o local destinado a garantir a preservação das peças do acervo museológico que não estão em exposição. Para cumprir esse papel de preservação, o espaço segue diversos regulamentos para a adequação de mobiliários e de acondicionamentos, de controle do ambiente e de pragas, de localização de todos os itens e de segurança.

Manter esse estado necessário para a preservação do acervo acaba sendo um dos maiores desafios da instituição, exigindo uma atenção constante, não só documentalistas e dos conservadores, mas também de outros setores do museu como, por exemplo, segurança, infraestrutura, limpeza e gestores, o que torna a Conservação Preventiva interdisciplinar.

Uma segunda característica de uma Reserva Técnica é a restrição de acesso somente para alguns profissionais da instituição, para garantir a segurança dos objetos. Além disso, quando a Reserva Técnica garante a conservação do acervo do museu, ela também garante o acesso ao público aos objetos do acervo, permitindo que os objetos sejam expostos quando possível.

Leia mais

8 dicas para obter sucesso ao fazer uma exposição de museu

expografia, exposição, interatividade, Museu Interativo

Existem diversos motivos para visitar um museu, porém, será o design da exposição e a narrativa que ela transmite...

Leia mais

Conheça Nossa Ferramenta Online Para Diagnóstico de Acervo

diagnóstico de acervo, Documentação Museológica, Ficha de Identificação de Acervo, Fichas de Identificação, Livro de Registro, Marcação do Objetos, Marcação Provisória, Sistema de Numeração, tabela de levantamento de a

A Documentação Museológica é uma das principais atividades desenvolvidas pelo museu. Trata-se de um conjunto de...

Leia mais

Elaborando a Tabela de Levantamento de Acervos Museológicos

diagnóstico de acervo, diagnóstico museológico, documentação, Documentação Museológica, etiqueta provisória, Sistema de Numeração, tabela de levantamento de a

Se você trabalha em museu e se o seu acervo possui inconsistências quanto à sua documentação (ou até a falta...

chat seta
fale com a Tríscele