O que é Plano Museológico?

O que é Plano Museológico?

O Plano Museológico é um espelho do museu e é, ao mesmo tempo, o reflexo do que o museu quer e pretende chegar a ser.

O Plano Museológico é o documento que fortalece e reafirma a importância do museu em todos os aspectos, tanto em sua imagem externa como nas metas e estratégias a serem conhecidas e compartilhadas. Alçado em um conjunto de Programas e Projetos, consonantes às diretrizes e leis museológicas vigentes, é dever de todo museu elaborar e implementá-lo.

O Plano Museológico é uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento de todos os trabalhos desenvolvidos pelo museu, estabelecendo a sua visão, a sua direção e os seus caminhos.

Por seu caráter político, técnico e administrativo, trata-se de um instrumento fundamental para a sistematização do trabalho interno e para a atuação do museu na sociedade. A elaboração do Plano Museológico baseia-se em diagnóstico completo da instituição, levando em conta os pontos fortes e frágeis, as ameaças e oportunidades, os aspectos socioculturais, políticos, técnicos, administrativos e econômicos pertinentes à atuação do museu.

Compreendido como ferramenta básica de planejamento estratégico, de sentido global e integrador, o Plano Museológico é indispensável para a identificação da vocação da instituição, para a sua definição, ordenamento e priorização dos objetivos e das ações de cada uma de suas áreas de funcionamento, bem como fundamenta a sua criação ou fusão, constituindo instrumento fundamental para a sistematização do trabalho interno e para a atuação dos museus na sociedade.

esquema_1

Elaborado a partir de: Davies, Stuart. Plano Diretor. Editora da Universidade de São Paulo; Fundação Vitae, 2001.

Um Plano Museológico é, por sua vez, memória e futuro da instituição. É um instrumento que contribui para o fortalecimento institucional e potencializa a gestão do museu, sempre contemplando em oferecer ao seu público um serviço de qualidade. E um documento concreto e breve, de caráter útil e prático, com vigência entre três e cinco anos, e com vocação global que cumprem todos os aspectos da instituição.

Plano Museológico do Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner. Desenvolvido por Tríscele

Plano Museológico do Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner. Desenvolvido por Tríscele

A TRÍSCELE atua na execução de diagnósticos museológicos que por conseguinte darão o aporte teórico e metodológico para a elaboração do Plano Museológico da instituição.

Fale Conosco Agora via WhatsApp

Para saber mais: conheça o Plano Museológico do Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner (2016 – 2012), clicando aqui.

Publicado por na(as) categoria(as) Plano Museológico, Triscele.

Museólogo com mestrado em Turismo e Hotelaria. Desenvolve consultorias e pesquisas relacionadas a Serviços Turísticos, Planejamento do Turismo, Desenvolvimento Local e Turismo Cultural. Na área de Museologia, atua principalmente nos seguintes temas: Gestão Museológica, Design Gráfico, Expografia e Documentação Museológica. Pesquisa estudos em Patrimônio Imaterial, Patrimônio Industrial e Patrimônio Alimentar.

Comentário para "O que é Plano Museológico?".

  1. Renato Souza: disse:

    Bem interessante!
    O plano museológico vai mais na linha de gestão do museu então?

Deixe o seu comentário. Queremos ouvir a sua opinião.

4 × um =

chat seta
fale com a Tríscele