Por Que Um Museu Industrial Traz Vantagens Para a Empresa?

Por Que Um Museu Industrial Traz Vantagens Para a Empresa?

O Patrimônio Industrial diz respeito aos métodos de trabalho industrial que vão sendo substituídos pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas que logo lançaram à categoria de obsoletos os prédios, máquinas, formas e processos fabris remanescentes, em sua maior parte, de tecnologias surgidas no século XIX ou primeiras décadas do século XX.

Com isso, muitas indústrias começaram a acumular acervos com valor afetivo, simbólico e histórico, e que são evidências da evolução industrial que a própria empresa perpassou. Nesse sentido, a ideia de criar um museu industrial está centrado na preservação desses patrimônios legados, uma vez que, a  Arqueologia Industrial faz uso dos espaços fabris, ressignificando-os, pois dentro de algum tempo, a estrutura produtiva que nós ainda conhecemos, fará parte do mundo que nós perdemos. Consequentemente, se não preservarmos alguns desses vestígios, perderemos esse referencial.

banner-artigos-industria

Por Que Criar um Museu de Indústria?

Nos últimos tempos, surgiram museus de indústrias, cuja intencionalidade está centrada na preservação da sua memória institucional, salvaguardando, principalmente, seus objetos fabris, seus documentos jurídicos e contábeis e suas fotografias históricas. Todos esses acervos têm a capacidade de evidenciar, por meio de pesquisas, alguns recortes narrativos sobre dados da evolução empresarial e seus processos fabris, ao qual denominamos por Arqueologia Industrial. Nessa perspectiva, o que antes era um local estritamente voltado ao trabalho se transforma, também, num lugar de memória.

Os museu industriais servem para que as empresas se conectem emocionalmente com seus clientes, uma vez que esse museu permite apresentar-lhes de a própria memória da indústria, por meio de seus produtos antigos e dados de evolução, traçando uma história evolutiva dos produtos, do mercado e da empresa. Ademais, os museus industriais permitem aos seus usuários que conheçam e se informem ainda mais sobre o ramo de negócios da indústria.

Os Museu Industriais são um Espelho da Indústria

Ao se pensar nos conteúdos do museu industrial, a empresa deve entender que o seu museu deve estar em sintonia com a própria missão, visão e valores da companhia. Assim, é importante pensar em como se vão criar emoções nos usuários desse museu e, portanto, conseguir estabelecer um vínculo emocional com a marca da empresa.

O museu industrial é uma vitrina da empresa! O objetivo principal é exibir objetos e produtos que sirvam para apresentar a trajetória da indústria. Nesse aspecto, é importante que o museu industrial também analise o tipo de usuários que espera alcançar: os mesmos parceiros, fornecedores ou clientes diretos e indiretos que a empresa já possui. Assim, o museu industrial serve como um espelho, pois ele reflete a própria alma da indústria.

Um Museu Industrial é o Estreitamento das Relações Entre a Empresa e os Seus Clientes

Ao se implantar um museu industrial a empresa deve entender que a sua criação é um investimento a médio prazo, pois serve para aumentar os benefícios da indústria de forma indireta, reforçando a sua imagem de marca, captando potenciais clientes e fidelizando os que já existem. Nesse sentido, os museus industriais são entendidos como o elo das relações entre a empresa e os seus clientes.

Todos os clientes que tradicionalmente possuem fidelidade com a marca da indústria, passam a entender o museu como um espaço de sociabilidade e de aproximação, ou seja, o museu industrial proporciona a familiaridade entre seus usuários e os produtos da indústria, além de transmitir seus valores.

Projeto Expográfico Museus Joinville - Tríscele

O Projeto de Exposição do Museu Tigre, em Joinville/SC, conta com mesas interativas sensíveis ao toque e que apresentam APPs com jogos e curiosidades sobre a indústria Tigre S.A.

Como Criar um Museu de Indústria

Ao se pensar em criar um museu de indústria, o primeiro passo é o planejamento e a elaboração de um projeto de Criação e Implantação de Museu, apresentando um diagnóstico sobre as necessidades da instituição, projetando e otimizando ao máximo o uso dos seus espaços. Essa etapa é denominada por Projeto Museográfico e leva em consideração os espaços do museu e a sua melhor utilização, em sintonia com todo o propósito da instituição. No projeto museográfico são planejadas as áreas administrativas, expositivas e técnicas do museu.

O Projeto Museográfico envolve diversas etapas técnicas, como:

  • Pesquisa Histórica Institucional:  envolve pesquisas de dados históricos da indústria, desde o levantamento de potencialidades para acervos até pesquisa completas sobre dados da evolução industrial.
  • Levantamento de Potencialidades Para Acervos: auxilia na localização de objetos e documentos históricos importantes para a salvaguarda da memória industrial.
  • Banco de História Oral: uma importante etapa na constituição de acervos industriais, valorizando o papel de todos que fazem parte da memória da indústria.
  • Projeto Expográfico: levando em conta diferentes etapas, como pesquisa, curadoria, projeto técnico e executivo, acompanhando cada uma delas até a finalização do discurso expográfico, que é a exposição.
  • Planejamento Institucional: envolve a elaboração de Programas e Projetos Institucionais previstos em seu documento de gestão, o Plano Museológico.

Tríscele desenvolve projetos de consultoria técnica para a criação e implantação de museus industriais. Temos uma oferta de serviços que vão desde a pesquisa histórica e dados da evolução da indústria até projetos museológicos, com foco na memória social do trabalho.

Nossos projetos para museus são desenvolvidos e pensados para atender de maneira satisfatória às necessidades de cada instituição. Realizamos projetos individuais e inéditos, a cada novo cliente. Ao escolher um projeto conosco, a Tríscele assegura que o museu da sua indústria apresentará um conceito de inovação, pois nossas soluções são as mais simples, criativas e originais.

banner-artigos-industria

Publicado por na(as) categoria(as) Museu, Triscele.

Museólogo com mestrado em Turismo e Hotelaria. Desenvolve consultorias e pesquisas relacionadas a Serviços Turísticos, Planejamento do Turismo, Desenvolvimento Local e Turismo Cultural. Na área de Museologia, atua principalmente nos seguintes temas: Gestão Museológica, Design Gráfico, Expografia e Documentação Museológica. Pesquisa estudos em Patrimônio Imaterial, Patrimônio Industrial e Patrimônio Alimentar.

Deixe o seu comentário. Queremos ouvir a sua opinião.

treze − 5 =

Que tal Realizar o seu Diagnóstico de Acervo?

É Simples, Gratuito e 100% Online!

chat seta
fale com a Tríscele