Como Criar um Museu Industrial

Como Criar um Museu Industrial

Nos últimos tempos, surgiram museus de indústrias, cuja intencionalidade está centrada na preservação da sua memória institucional, salvaguardando, principalmente, seus objetos fabris, seus documentos jurídicos e contábeis e suas fotografias históricas. Todos esses acervos têm a capacidade de evidenciar, por meio de pesquisas, alguns recortes narrativos sobre dados da evolução empresarial e seus processos fabris, ao qual denominamos por Arqueologia Industrial. Nessa perspectiva, o que antes era um local estritamente voltado ao trabalho se transforma, também, num lugar de memória.

Arqueologia Industrial faz uso dos espaços fabris, ressignificando-os, pois dentro de algum tempo, a estrutura produtiva que nós ainda conhecemos, fará parte do mundo que nós perdemos. Consequentemente, se não preservarmos alguns desses vestígios, perderemos esse referencial.

O que é Patrimônio Industrial?

O conceito de Patrimônio Industrial é apresentado na Carta de Nizhny Tagil (2003), em que tal patrimônio (…) compreende os vestígios da cultura industrial que possuem valor histórico, tecnológico, social, arquitetônico ou científico. Estes vestígios englobam edifícios e maquinaria, oficinas, fábricas, minas e locais de processamento e de refinação, entrepostos e armazéns, centros de produção, transmissão e utilização de energia, meios de transporte e todas as suas estruturas e infra-estruturas, assim como os locais onde se desenvolveram atividades sociais relacionadas com a indústria, tais como habitações, locais de culto ou de educação.

No caso do Patrimônio Industrial podemos afirmar que esse surge quando os métodos tradicionais de trabalho industrial foram sendo substituídos pelo desenvolvimento de tecnologias avançadas que logo lançaram à categoria de obsoletos os prédios, máquinas, formas e processos de produção industrial remanescentes, em sua maior parte, de tecnologias surgidas no século XIX ou primeiras décadas do século XX.

Museus para Indústrias - Tríscele

O Patrimônio Industrial e os Museu de Indústrias

Os Museus de Indústrias têm se revelado um profícuo campo de atuação da museologia. O que antes era apenas um lugar de trabalho, passa a fazer parte da memória individual e coletiva dos trabalhadores.

Os museus industriais geralmente surgem para celebrar datas comemorativas da empresa ou para dar um novo sentido aos espaços fabris que se tornaram obsoletos com a inserção de equipamentos mais tecnológicos e que reduziram substancialmente o espaço utilizado para a fabricação do mesmo produto, ao longo dos anos.

A Tríscele é uma empresa de referência que tem atuado em Assessorias Museológicas para diversas indústrias brasileiras e nossos profissionais atuam na organização de instituições e espaços museológicos, na definição de temas e percursos museográficos, na elaboração de projetos de exposição e de museografia, entre outros.

banner-artigos-industria

Como Criar um Museu de Indústria

Ao se pensar em criar um museu de indústria, o primeiro passo é o planejamento e a elaboração de um projeto de Criação e Implantação de Museu, apresentando um diagnóstico sobre as necessidades da instituição, projetando e otimizando ao máximo o uso dos seus espaços. Essa etapa é denominada por Projeto Museográfico e leva em consideração os espaços do museu e a sua melhor utilização, em sintonia com todo o propósito da instituição. No projeto museográfico são planejadas as áreas administrativas, expositivas e técnicas do museu.

O Projeto Museográfico envolve diversas etapas técnicas, como:

  • Pesquisa Histórica Institucional:  envolve pesquisas de dados históricos da indústria, desde o levantamento de potencialidades para acervos até pesquisa completas sobre dados da evolução industrial.
  • Levantamento de Potencialidades Para Acervos: auxilia na localização de objetos e documentos históricos importantes para a salvaguarda da memória industrial.
  • Banco de História Oral: uma importante etapa na constituição de acervos industriais, valorizando o papel de todos que fazem parte da memória da indústria.
  • Projeto Expográfico: levando em conta diferentes etapas, como pesquisa, curadoria, projeto técnico e executivo, acompanhando cada uma delas até a finalização do discurso expográfico, que é a exposição.
  • Planejamento Institucional: envolve a elaboração de Programas e Projetos Institucionais previstos em seu documento de gestão, o Plano Museológico.

Projetos para Museus Industriais

Nossos projetos para museus são desenvolvidos e pensados para atender de maneira satisfatória às necessidades de cada instituição. Realizamos projetos individuais e inéditos, a cada novo cliente. Ao escolher um projeto conosco, a Tríscele assegura que o museu da sua indústria apresentará um conceito de inovação, pois nossas soluções são as mais simples, criativas e originais.

A Tríscele é uma empresa de referencia que tem atuado em Assessorias Museológicas para diversas indústrias brasileiras e nossos profissionais atuam na organização de instituições e espaços museológicos, na definição de temas e percursos museográficos, na elaboração de projetos de exposição e de museografia, entre outros.

Projeto Museográfico

A Tríscele desenvolve projetos museográfico museus industriais apresentando um diagnóstico sobre as necessidades da instituição, projetando e otimizando ao máximo o uso dos seus espaços. O projeto museográfico leva em consideração os espaços do museu e a sua melhor utilização, em sintonia com todo o propósito da instituição. No projeto museográfico são planejadas as áreas administrativas, expositivas e técnicas do museu.

Projeto Expográfico

Desenvolvemos projetos de exposição para museus e espaços culturais com foco no patrimônio industrial. Nossos projetos levam em conta diferentes etapas, como pesquisa, curadoria, projeto técnico e executivo, acompanhando cada uma delas até a finalização do discurso expográfico, que é a exposição em si. Nossos projetos têm o conceito de planejamento participativo, visando ao máximo, exposições intuitivas e interpretativas.

Exposições para Indústrias

Desenvolvemos exposições para o setor industrial com foco em exposições temáticas, históricas, comemorativas e promocionais. Projetamos painéis especiais, com vitrinas embutidas para apresentação de objetos que compõem o acervo industrial.

A Tríscele atua em projetos de Consultoria e Assessoria Museológica para a Criação e Implantação de Museus Industriais. Somos uma empresa catarinense de referência entre as empresas catarinenses, prestando consultorias para a criação, a implantação e a assessoria museológica da TIGRE TUBOS E CONEXÕES S.A. (Joinville), da ZEN S.A. (Brusque), da WEG S.A., de Jaraguá do Sul, da REFRIGERANTES PUREZA (Rancho Queimado), entre outras.

 

 

Publicado por na(as) categoria(as) Triscele.

Museólogo com mestrado em Turismo e Hotelaria. Desenvolve consultorias e pesquisas relacionadas a Serviços Turísticos, Planejamento do Turismo, Desenvolvimento Local e Turismo Cultural. Na área de Museologia, atua principalmente nos seguintes temas: Gestão Museológica, Design Gráfico, Expografia e Documentação Museológica. Pesquisa estudos em Patrimônio Imaterial, Patrimônio Industrial e Patrimônio Alimentar.

Deixe o seu comentário. Queremos ouvir a sua opinião.

13 − 10 =

Que tal Realizar o seu Diagnóstico de Acervo?

É Simples, Gratuito e 100% Online!

chat seta
fale com a Tríscele