O QUE É MUSEOGRAFIA?

O QUE É MUSEOGRAFIA?

Embora o termo museografia anteceda o próprio termo museologia, a museografia é definida como a figura prática ou aplicada da museologia, isto é, o conjunto de técnicas desenvolvidas para preencher as funções do museu, no que diz respeito às suas práticas de administração, salvaguarda (conservação preventiva, restauração e documentação) e comunicação (exposição e educação).

Museologia ou Museografia: Qual a Diferença?

Há de se observar uma distinta definição entre os termos Museologia e museografia. Enquanto a primeira, em seu sentido mais amplo, trata do “pensar-se o museu” o segundo seria “fazer-se o museu”.

O termo Museologia significa, literalmente, “a ciência do museu” enquanto a museografia trata da “descrição de museu”; ou seja, a museografia se caracteriza pelos estudos e a fruição das coleções, construindo uma narrativa, conceitual e contextual, que se apresenta e se dispõe ao deleite do público.

Museologia e museografia são muitas vezes confundidas e interpretadas como sendo a mesma coisa, mas a verdade é que não o são, embora se completem. O Conselho Internacional de Museus (ICOM) define museologia como uma ciência aplicada, a ciência do museu, que estuda a história do museu, o seu papel na sociedade, os sistemas específicos de procura, conservação, educação e de organização. Também tem em conta as relações com o meio físico e a tipologia. A museologia, portanto, trata-se de uma ciência que se preocupa com a teoria ou funcionamento do museu.

Já a museografia, estuda os aspectos técnicos do museu, ou seja, a instalação das coleções, o clima, a arquitetura do edifício, os aspectos administrativos e demais atividades de rotina ao universo dos museus. A museografia é, portanto, uma atividade técnica e prática. Trata-se de uma disciplina da Museologia, entendida como a parte prática dessa ciência.

Nesse sentido, a Museografia é definida a partir da relação EDIFÍCIO – PÚBLICO – OBJETO, ou seja, estabelece a relação entre os objetos expostos e o espaço em que estão inseridos, relacionando-os entre si por meio de um discurso coerente, motivador e comunicador.

museografia-diagrama-tríscele

Então, O Que é um Projeto Museográfico?

Um projeto museográfico leva em consideração os espaços do museu e a sua melhor utilização, em sintonia com todo o propósito da instituição. No projeto museográfico são planejadas as áreas administrativas, expositivas e técnicas do museu.

Nesse sentido, um projeto museográfico pode ser entendido como um estudo sobre o museu, sob o ponto de vista de sua história e da tecnologia necessária para organizar, catalogar, apresentar e conservar acervos. Ou seja, o projeto museográfico seria o conjunto de atividades técnicas necessárias para o desempenho das atividades da prática museológica e do funcionamento do museu, no que diz respeito à gestão, salvaguarda e comunicação.

Fale Conosco Agora via WhatsApp

Mas Por Que o Museu Deve Pensar no seu Projeto Museográfico?

Por que todo museu precisa ter bem detalhado os seus espaços. Para isso, faz-se necessário que a instituição pense a finalidade de cada um deles. O Projeto Museográfico pensa a arquitetura do museu, cuja finalidade é a de estabelecer uma experiência cognitiva entre o sujeito e o bem cultural salvaguardado por ele. Para isto, recorre-se às técnicas da apresentação de objetos e de conceitos, utilizando elementos sinestésicos que somados a arquitetura do museu buscam enriquecer a forma de apresentação de temas e a exibição dos seus objetos.

O Projeto Museográfico delimita, ainda os espaços expositivos, as reservas técnicas, os espaços administrativos, entre outros, e que são imprescindíveis para o bom funcionamento de um museu.

O Projeto Museográfico é um dos itens essenciais para um museu. Recomendamos, além dele, que o museu para o bom desenvolvimento das suas atividades, desenvolva também essas outras ações:

  • Plano Museológico
  • Projeto Museográfico
  • Catalogação, Histórico e Registro do Acervo
  • Implantação de Reserva Técnica
  • Desenvolvimento de Boas Exposições
  • Plano de Comunicação
  • Projetos de Financiamento e Fomento

 

Por Onde Começo o Meu Projeto Museográfico?

Pelo início! O importante é que a sua instituição esteja disposta em planejar suas ações de maneira a otimizar e qualificar o seu espaço.

O Projeto Museográfico é parte integrante das ações de planejamento de um museu, contemplado em todas as suas demais atividades técnicas. Ele deve constar no Plano Museológico da instituição bem como no Projeto Museológico, se for um museu em processo de criação e implantação.

banner-artigos-museografia

Publicado por na(as) categoria(as) Triscele.

Museólogo com mestrado em Turismo e Hotelaria. Desenvolve consultorias e pesquisas relacionadas a Serviços Turísticos, Planejamento do Turismo, Desenvolvimento Local e Turismo Cultural. Na área de Museologia, atua principalmente nos seguintes temas: Gestão Museológica, Design Gráfico, Expografia e Documentação Museológica. Pesquisa estudos em Patrimônio Imaterial, Patrimônio Industrial e Patrimônio Alimentar.

Comentário para "O QUE É MUSEOGRAFIA?".

  1. MERCEDES PILATI: disse:

    Artigo simples e bem informativo para quem está se iniciando nesta temática.

Deixe o seu comentário. Queremos ouvir a sua opinião.

4 + onze =

Que tal Realizar o seu Diagnóstico de Acervo?

É Simples, Gratuito e 100% Online!

chat seta
fale com a Tríscele