Conheça o Sylloge: Banco de Dados Para Museus

Conheça o Sylloge: Banco de Dados Para Museus

O Que é o Sylloge?

O Sylloge é mais que um banco de dados para museus. Trata-se de um software para gerenciamento de acervos museológicos. Como sabemos, o museu tem no seu acervo uma das suas mais importantes responsabilidades. Manter essas informações sempre atualizadas é desafiador e foi pensando nisso que a Tríscele desenvolveu o Sylloge.

Sylloge é um software para o gerenciamento de acervo museológico que preserva as informações em uma plataforma online de modo personalizado, eficiente e seguro; é uma ferramenta de gestão, de catalogação e de informatização dos objetos do museu.

O Sylloge está disponível gratuitamente para os interessados que realizarem cadastro na plataforma.

Um Sistema de Catalogação e Gestão do Patrimônio Museológico, 100% Online.

Um sistema de banco de dados para museus é mais do que um Software Gerenciador de Acervos, é um sistema desenhado para atender com excelência cada detalhe do trabalho diário em um museu.

O Sylloge tem sido desenvolvido pela equipe técnica da Tríscele, constituída por museólogos e profissionais de TI. dentre as suas principais características podemos destacar:

  • Escalabilidade: a plataforma acompanha o aumento do seu acervo e das suas informações.
  • Confiabilidade: trata-se de um software baseado na nuvem, com interface online e armazenamento de dados nos servidores da Tríscele.
  • Usuários Ilimitados: permite que o museu tenha uma equipe de usuários.
  • Anexos Grandes: possibilidade de anexar informações com bastante volumetria.
  • Diferentes Anexos: o software permite anexar arquivos em diferentes formatos.
  • Fichas Personalizadas: a instituição tem liberdade para definir os campos da sua ficha de documentação, sem custo nenhum.
  • Segurança: temos os mais elevados índices de segurança, desde login criptografado, antivírus e rotina de backups.
  • Busca Avançada: sistema com algoritmos de busca interna otimizado.
  • Baixo Custo: além do plano básico gratuito, nossos planos pagos são até 10x menores que dos concorrentes.
  • Exclusividade: O Sylloge possui ferramentas exclusivas, porque é pensado pro museólogos e desenvolvido por profissionais altamente capacitados.

As vantagens são inúmeras, conheça todos os detalhes no site do Sylloge.

Como Faço Para Começar a Usar o Sylloge?

Antes de tudo, o museu precisa pensar na sua própria Documentação Museológica. E dois passos importantes precisam ser dados pela instituição:

  1. Realizar o Diagnóstico e Levantamento de Acervos: O Levantamento de Acervo é um importante instrumento de planejamento, que tem como objetivo analisar e organizar as informações relativas aos acervos museológicos, identificando as necessidades do museu em relação às suas coleções.
  2. Estabelecer um Sistema de Numeração: A adoção de um Sistema de Numeração permite a contagem de todos os objetos que compõem o acervo do museu. É, portanto, o primeiro reconhecimento detalhado dos objetos, resultando no número exato de itens.

Após essas etapas, o museu terá mais conhecimento do seu acervo, entendendo que importantes etapas da Documentação Museológica já foram dadas, mas que somente elas não asseguram que todas as informações estejam atualizadas.

É nesse momento que sugerimos a adoção do Sylloge! Por meio dele é que a instituição começará a desenvolver as demais convenções que fazem parte da Documentação Museológica, como as Fichas de Registro e o Livro de Inventário Museológico.

Conheça o Sylloge

Publicado por na(as) categoria(as) Documentação, Triscele.

Museólogo com mestrado em Turismo e Hotelaria. Desenvolve consultorias e pesquisas relacionadas a Serviços Turísticos, Planejamento do Turismo, Desenvolvimento Local e Turismo Cultural. Na área de Museologia, atua principalmente nos seguintes temas: Gestão Museológica, Design Gráfico, Expografia e Documentação Museológica. Pesquisa estudos em Patrimônio Imaterial, Patrimônio Industrial e Patrimônio Alimentar.

Deixe o seu comentário. Queremos ouvir a sua opinião.

dezesseis − onze =

Que tal Realizar o seu Diagnóstico de Acervo?

É Simples, Gratuito e 100% Online!

chat seta
fale com a Tríscele