SEO para um Novo Site: As primeiras coisas que você deve fazer

SEO para um Novo Site: As primeiras coisas que você deve fazer

O que fazer para começar a ranquear um novo Site? Será que apenas com mágica ele vai aparecer no Google assim que for lançado? Quais coisas você tem que fazer para aparecer no Google e começar a receber tráfego dos motores de buscas? Aqui, eu explico os primeiros passos que você precisa seguir após o lançamento do seu novo website! Aprenda as técnicas de SEO que você precisa aplicar em um site recém lançado!

Primeira ação de SEO: Obter um link externo

O Google indexa milhares de sites e páginas todos os dias, grande parte a partir de links em outros sites. Se tratando de um novo site, o Google ainda não tem conhecimento sobre a existência. Neste caso é recomendado ter o seu website linkado a partir de outro já ranqueado. Com essa prática, seu site provavelmente será listado nos resultados do Google, dentro de alguns dias.

A primeira coisa que você deverá fazer quando estiver trabalhando em otimizações para mecanismos de busca é obter pelo menos um link externo. Vamos ver a seguir o que pode ser feito para garantir um melhor posicionamento.

Próximo Passo: Ajuste suas configurações…

Depois do primeiro link, seu website provavelmente irá constar na lista de resultados. Se isto não acontecer, pode ser que as páginas do seu site estão com “noindex” ativado ou bloqueadas pelo “robots.txt”. Se esse for o caso, você está dizendo ao Google para ele não indexar seu site. Certifique-se que estas configurações foram definidas corretamente.

Banner Artigos SEO - Tríscele

Algumas páginas podem não serem adequadas para serem destino (landing page). Você não deseja, por exemplo, que pessoas se cheguem ao seu site através da página de check out. E você não quer ter estas páginas competindo com suas páginas de conteúdo ou produtos para aparecerem no resultados de busca. Para as páginas que você não quer de jeito nenhum que apareçam nos resultados de busca (não há muitas dessas), o “noindex” deve estar ativado. Isso irá dizer ao Google para não mostrar estas páginas nos resultados de busca.

Terceiro passo importante: busca de palavras-chave

Seguindo as etapas anteriores, provavelmente o novo site já ranqueia quando se busca pelo nome de domínio. É aqui que começamos o verdadeiro trabalho de SEO. Quando buscamos otimizar um novo site para aparecer nos resultados de pesquisa orgânica, temos que começar pesquisando as palavra-chave relevantes. Começamos definindo a audiência (público alvo) do novo site! Quais palavras/termos eles usam?

SEO - Busca de palavras chave - Tríscele

Se você executar sua busca por palavras chaves corretamente, você terá uma longa lista dos termos de pesquisa que você procurou. Tenha certeza de procurar por alguns termos no Google você mesmo. Quais os resultados já existentes? Quem são seus concorrentes online por esses termos de pesquisa? O que você pode fazer para se destacar nesses resultados?

E agora: escreva, escreva, escreva

Agora você começa a escrever. Escreva sobre todos os tópicos que possam ser importantes para sua audiência. Use as palavras que você adquiriu com sua pesquisa de palavras chave. Você precisa ter conteúdo sobre os tópicos que você procura ranquear para começar a aparecer nos resultados de busca.

Mas além disso: Melhore seu Snippets

Dê uma olhada em seus resultados nos motores de busca uma vez que você começou a ranquear (Os chamados snippets). As metas description e os títulos estão convidativos? Eles estão chamativos o suficiente para obter cliques de sua audiência? Ou você acha que pode escrever títulos e descrições melhores?

SEO - Melhore seus Snippets - Tríscele

Exemplo de Snippet na lista de resultados

Os usuários de WordPress, contam como uma serie de plugins que facilitam este trabalho de criação dos títulos e descrições. Além dos plugins, a plataforma traz recursos próprios que ajudam a atrair tráfego para seu website.

Pense sobre a estrutura do site

Quais páginas e postagens são mais importantes? Estas deveriam ter outras páginas e post linkados a elas. Tenha certeza de linkar para o conteúdo mais importante. O Google irá seguir seus links. Os posts e as páginas que tiverem mais links internos serão os mais chances de terem bom ranqueamento nos resultados de busca. Configurando esta estrutura de links, você está basicamente indicando ao Google, quais são seus artigos mais importantes.

SEO - Pense sobre a estrutura do site - Tríscele

Finalmente: consiga mais alguns backlinks

Backlinks são os links que referenciam o seu site. Como o Google segue links, estes são importantes para dar relevância a qualquer site na internet. Então espalhe a palavra. Busque e faça contato com proprietários de Blogs, portais e fóruns – preferencialmente com tópicos relacionados ao seu – e peça para eles escreverem sobre seu novo site. Com várias referências ao seu site, o Google irá entender que seu site é relevante para determinado assunto. Isso é crucial quando você está fazendo o SEO para um site novo, contribuindo para melhorar seu ranqueamento.

Enfim, espero que essas dicas possam lhe ajudar a começar o ranqueamento do seu site. São informações simples que serão tratadas com mais profundidade futuramente.

Para mais conteúdos como este. Fique ligado no blog da Tríscele!

Publicado na(as) categoria(as) SEO, Sites, Triscele e visualizado 284 vezes.

Deixe o seu comentário. Queremos ouvir a sua opinião.

7 + dezesseis =

chat seta
fale com a Tríscele