Por que ter blog em um e-Commerce?

Por que ter blog em um e-Commerce?

Por que muitos sites de e-Commerce possuem um blog? Seria por que os donos adoram escrever artigos? Ou talvez eles têm um muito tempo livre em suas mãos? Provavelmente não. Embora blogar é muito divertido, é também uma grande estratégia de marketing e SEO. E por causa disso, donos de sites de e-Commerce iniciam um blog. Neste artigo irei explicar por que o blog é uma excelente estratégia de marketing e SEO. Além disso, vou dar algumas dicas práticas sobre como configurar o blog em um site de comércio eletrônico.

Por que ter um blog em um site de comércio eletrônico?

Informar seu público sobre você e seus produtos

O Blog é uma excelente maneira de informar seu público sobre seus produtos. Em um artigo de blog, você pode mostrar como usar o produto e porque as pessoas devem compra-lo. Você também pode falar para seu público sobre você e sua empresa. E poderá contar a história dos produtos a partir de sua perspectiva. Se você estiver, por exemplo, vendendo roupas de bebê em seu site, um blog sobre crianças e moda infantil é uma ótima ideia.

Fique em destaque

Se você bloga regularmente e publica suas postagens nas mídias sociais, você ficará em destaque para seu público. Você quer que seu público lembre de você, mesmo quando eles não estão comprando alguma coisa, como agora. Se um visitante encontrar uma das suas postagens sobre como vestir as crianças em um dia quente, por exemplo, este visitante pode não querer comprar roupas novas para seus filhos imediatamente. Mas, ele conhecerá você e seu site de e-Commerce através do artigo. Dessa maneira, você aumenta a chance de as pessoas pensarem em você quando elas realmente precisarem de novas roupas para seus filhos.

Blog é uma excelente estratégia de SEO

Manter um blog também contribui para o SEO. Toda vez que você escreve um novo artigo no blog, você está adicionando conteúdo recente, como o Google gosta. Além disso, manter um blog permitirá que você comece a escrever conteúdo relacionado às palavras-chave para as quais gostaria de ranquear.

O blog em um e-commerce, quando alimentado adequadamente, se torna a principal fonte de tráfego. Tráfego este, proveniente de buscas orgânicas, portanto sem custo algum. Com conteúdo original e relevante, para o público alvo da loja, o blog contribuirá também com sua lista de e-mails. Pessoas que encontrarem em seus artigos, dicas e informações relacionadas aos seus produtos, terão maior propensão a deixarem seu contato.

Dicas práticas para seu blog em um site de e-Commerce

Fazer blog sobre o que?

Você pode escrever sobre todos os tipos de coisas em seu blog, mas certifique-se de fazer a pesquisa adequada de palavras-chave primeiro. Você precisa saber quais termos de pesquisa você precisa para ser encontrado. Essas palavras-chave devem ser as referências quando você escolher sobre o que será o blog. Uma palavra-chave, no entanto, ainda não é um tópico. Você precisa de um ângulo, uma história em torno dessa palavra-chave.

Uma ótima maneira de conseguir ideias para postagens no blog é se referindo e escrevendo sobre eventos atuais. Dê uma olhada em diferentes sites de notícias, e escreva artigos em que você incorpora suas opiniões sobre as notícias em seu nicho. Outra maneira de conseguir ideias é convidando seu público para deixar comentários em seu blog. Pode levar algum tempo para consegui-los, mas você pode receber algumas perguntas ou comentários que são excelentes assuntos para sua próxima postagem.

Blog no menu

O menu de navegação no topo do seu site, ajuda os visitantes a entender sobre o que o site se trata e o que você está ofertando. Ele deve refletir a estrutura do seu site. Se você adicionar um blog em seu site de e-Commerce, você deve ter certeza que ele também apareça em seu menu. Um blog deve estar em seu menu principal.

Eu aconselharia você a separá-lo das categorias do seu site de comércio eletrônico. Ponha ele totalmente para o lado esquerdo (próximo ao home), ou totalmente para o lado direito de seu menu, por exemplo. Você deve conseguir clicar no blog na sua página principal. Afinal, você quer que seus visitantes achem seu blog facilmente. E linkando para seu blog da página inicial irá indicar ao Google que seu blog é importante, o que pode melhorar o ranqueamento do seu blog. Além disso, certifique-se de que seu blog está no mesmo domínio que seu site de e-Commerce, desta forma, seu site e seu blog se beneficiarão com os rankings um dos outro.

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Uso de tags

Se você tem um blog no site de e-Commerce, provavelmente escreverá muito sobre tópicos relacionados aos seus produtos. Talvez sobre eventos em que você os use, ou para os quais ele se destina, qual a melhor maneira de usá-lo, comparação entre diferentes produtos, etc. Assim sendo, faz sentido que suas tags se sobrepõem parcialmente com as categorias de produtos e subcategorias de sua loja. Está tudo bem. Porque no fim, você gostará de classificar com esses artigos para atrair pessoas para os produtos que você vende. E, se você agrupar os produtos, seja em categorias ou tags, é mais fácil para faze-los ranquear.

Mídia social e newsletters

Se você começou um blog em seu site de e-Commerce, certifique-se de compartilhar esses artigos nas mídias sociais também. Além disso, você deve definitivamente enviar uma newsletter promovendo seu último post do blog para seu público. As pessoas precisam de uma lembrança da existência de você e do seu blog de vez em quando.

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Conclusão

Um blog é uma excelente ferramenta de marketing e SEO para sites de e-Commerce. Em seus posts, você pode dizer aos leitores sobre sua marca e produtos, e talvez também sobre você mesmo. Não há desculpas aqui, basta começar a blogar!


Leia também: ‘10 dicas incríveis para escrever um artigo que apareça no Google’ >>

Publicado por na(as) categoria(as) Lojas Virtuais, SEO, Triscele.

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