Nos últimos anos, a forma de como as pessoas acessam, interagem, entram em contato com empresas e negócios vem mudando gradativamente. Muitas pessoas já não saem mais de casa para fazer suas compras, pagar suas contas, entre outros. Os dispositivos mobile, tais como relógios inteligentes, tablets e principalmente smartphones se tornaram dispositivos de amplo e fácil acesso, muito por causa de sua praticidade e mobilidade.
Esta afirmação por sí só, pode não convencer do quão importante se tornou o investimento em mobile atualmente. Por isso aqui vai uma lista de 6 motivos para você investir em mobile:
Plataforma mais usada
Segundo a Stat Counter, os dispositivos móveis já superam os desktops em volume de tráfego na internet mundial. Sendo que estes dados não incluem o uso de aplicativos, que é onde o usuário passa a maior parte do tempo.
No gráfico abaixo podemos ver como se deu esse avanço da plataforma mobile em detrimento do desktop, que vem caindo substancialmente durante os últimos anos:
Ainda sobre o assunto, em maio deste ano durante o Google I/O, a gigante das buscas apresentou um marco para o sistema operacional movel Android: a marca de 2 Bilhões de dispositivos ativos mensais, que pode ser conferido neste vídeo comemorativo.
Isso só mostra o quão consolidada a plataforma mobile está no mercado, e que o número de usuário só tende a crescer.
Como o usuário interage
Conforme dados fornecidos pela Google, 74% dos usuários de smartphones usam os aparelhos dentro de lojas, enquanto 79% destes pesquisam sobre o produto a ser comprado. Por ser uma ferramenta prática, os usuários costumam tirar dúvidas de preços, buscar sobre restaurantes ou horário de cinema em qualquer lugar e a qualquer hora.
Os usuários também estão mais imediatistas, ficando cada vez menos tempo em uma página. Se ele não encontra sua resposta rapidamente, ele sai e procura em outra.
Perfil dos Usuários Mobile
Um dos receios que as marcas têm em investir em mobile é de que a plataforma é só para ricos e jovens. Porém, segundo o que o Google apresentou no mobile day de 2015, 62% dos usuários de smartphone têm mais de 25 anos. Na classe C, são 48,3 milhões de usuários conectados, que movimentaram R$ 495 bilhões em renda própria ao ano.
A plataforma mobile se mostra extremamente flexível, tanto que já não é difícil encontrar pessoas de idade a usando.
No que é mais usado
Ao contrário do que se deve imaginar, a maior parte do tempo o usuário não fica em redes sociais. Esta atividade representa apenas 28% do tempo gasto em smartphones. Os outros 72% se dividem entre buscas, mapas, e-mails, comparação de preços, compras, fotos e aplicativos diversos.
Mas não se preocupe, há alternativas para atingir o público esperado em qualquer uma dessas atividades. Fique de olho no blog da Tríscele que traremos cada vez mais conteúdos como este.
Posição nas Buscas
Sim, se você se preparar para a plataforma mobile, muito provavelmente isso refletirá positivamente na posição do seu negócio nas buscas no Google. Isso por que o Google prioriza as páginas e serviços que já estão adaptados para o mundo mobile, empurrando para longe da tela principal o sites que não se adequaram para tanto.
Com certeza esse é um ótimo motivo para migrar para o mundo mobile. Estar entre os primeiros resultados do Google deve ser um dos principais objetivos para alcançar o sucesso de um negócio no mundo da internet.
Se você quer saber mais sobre como estar entre os primeiros na lista de resultados do Google recomendo o artigo Otimização Para Motores De Busca (SEO). Garanto que após lê-lo, você terá uma ótima base em SEO, podendo alavancar assim sua posição na lista de resultados do Google.
Uma questão de estratégia
Como já mencionado, os usuários mudaram a forma de interagir na internet. E isso pode, e deve ser usado a seu favor a hora de divulgar seu negócio. Muitas vezes a mensuração dos resultados de uma campanha é feita de forma equivocada, levando em consideração apenas as vendas concretizadas.
Devemos voltar nossos olhos também para as pessoas que chegaram perto de efetuar a compra, mas não o fizeram por completo. Por isso hoje se divide essa “jornada de consumo” em várias etapas. Ao logo de todo o tempo que o usuário está online, ele passa por uma série de interações fragmentadas, enquanto estão olhando as notícias ou conversando com amigos.
Enquanto estão na fila do banco, esperando o metrô, ou em meio a outras atividades, 91% dos usuários buscam por informação em seus smartphones. Cerca de 82% das pessoas consultam os aparelhos enquanto estão em lojas para ajudar a decidir o que comprar.
As marcas mais bem-sucedidas serão aquelas que vão adotar uma estratégia para suprir necessidades nesses micro-momentos.
Como faço isso?
Depois de dar vários e vários motivos, você já deve estar impaciente querendo saber exatamente como fazer para se adequar ao mundo mobile.
Um bom começo para qualquer pessoa ou empresa é ter um site responsivo.
Respon… O que?
Sim, um site responsivo é aquele que se adequa ao tipo de tela que está sendo utilizada para acessa-lo, seja de um desktop, TV, smartphone ou tablet. Um site responsivo ajusta dinamicamente o seu conteúdo e suas imagens para todos os tamanhos de tela existentes no mercado, a fim de garantir que o site e seu conteúdo seja exibido corretamente e a experiência do usuário seja positiva independente do dispositivo utilizado.
Um exemplo de site responsivo é o nosso! Se você “encolher” a janela do seu navegador irá notar que o site se organiza para que nenhum conteúdo fique fora dela. Assim, se uma pessoa acessar o site pelo smartphone, irá ver todos os elementos de forma confortável e organizada, sem precisar ficar dando zoom o tempo todo.
Fale Conosco Agora via WhatsApp
Outras soluções que poderiam ser úteis a você seriam aplicativos, publicidade em aplicativos, e redes sociais. Este último pode ser bem promissor por atingir tanto os usuários de desktop quanto os mobiles.
Caso tenha se interessado por algum dos recursos aqui mencionados não perca tempo! Entre em contato com a Tríscele. Com certeza teremos a solução ideal para você.