Totem Interativo e Mesa Interativa

As telas sensíveis ao toque não são novidade para ninguém. Eles têm sido utilizada em várias aplicações e sistemas durante as últimas décadas. No entanto os avanços da tecnologia touch screen, como a função multi-toque, maior poder de processamento e maiores displays, conseguiram amplo apelo do público. De totem interativo a monitor para cirurgia, novas aplicações para displays multi-touch surgem a cada dia. Atualmente as pessoas não se satisfazem em apenas ver dados, elas querem interagir com eles, analisar dinamicamente, tudo isto da forma mais intuitiva possível: Tocando.

A Tríscele desenvolve aplicações touch para totens interativos com as mais diversas finalidades e especificações. Contate-nos.

Totem interativo: Infinitas possibilidades de utilização

Os totens interativos estão se difundindo rapidamente em uma variedade de mercados e aplicações, alcançando um público muito amplo.

Dificilmente um produto ou conceito é abraçado com tanto apelo do público como vemos pelas aplicações touch. A seguir listamos algumas da possibilidades em que o totem interativo pode ser muito bem aplicado.

Museus, Exposições e Memoriais

Atualmente o público pede por interatividade e os museus estão seguindo esta linha. Museu interativo é a nova tendência: sistemas touch transformam exposições físicas e estáticas, em aplicações capazes de envolver e educar o visitante.

Tecnologias interativas com exibição em telas sensíveis ao toque fornecem uma experiência dinâmica para o usuários. Por meio destas, é possível transmitir informações e contar histórias baseadas em imagens, exibir informações adicionais, atender a outros idiomas e fornecer conteúdos para todas as idades.

Saiba mais sobre as excelentes soluções que a Tríscele dispõem para museus interativos, clicando aqui.

Totem Interativo - App interativo para museus Tríscele

App interativo para museus Tríscele

Aeroportos

Engajar e capacitar passageiros nos aeroportos movimentados de hoje é mais importante do que nunca. Com uma crescente preocupação em segurança, desfrutar da experiência de voo já é um desafio para muitos passageiros. Totens interativos dispostos estrategicamente por todo o aeroporto, podem ajudar os passageiros a recuperar um pouco a sensação de controle, colocando as informações de que precisam na ponta dos dedos.

Como as aplicações interativas podem ajudar? As possibilidades são inúmeras, desde buscas de horários de chegada e partida até guia de localização pelas áreas do aeroporto. As telas touch se prestam muito bem inclusive para ajudar os passageiros a rastrearem a sua bagagem no sistema.

Meios de comunicação em massa

Seja nos sets de filmagem ou nas salas de produção, as emissoras de TV estão utilizando cada vez mais os displays sensíveis ao toque.

Várias emissoras internacionais já utilizam displays touch. Na CNN e Fox News, a exibição em paredes interativas está se tornando a maneira padrão na qual informações gráficas são mostradas ao vivo pela TV. Além disso, o poder intuitivo que estas aplicações fornecem as equipes de produção, fazem o programa muito mais dinâmico. À medida que os preços caem, novos mercados aderem a esta tecnologia.

Hotéis, grandes lojas e shoppings

Atuando como guia dentro de um shopping, ou hall de hotel, o totem interativo fornece informações com praticidade aos visitantes. O totem interativo dá ao proprietário, a capacidade de fornecer uma quantidade praticamente ilimitada de informações na ponta dos dedos do usuário.

Ao interagir com a tela, o usuário pode acessar as informações que consideram mais relevante no momento. Na parte da manhã ele pode desejar saber onde tem um café e na parte da tarde poderá precisar encontrar um táxi. O totem interativo estará lá para guia-lo.

Ambientes de negócio

Em tempos de Big Data, as empresas possuem muita informação, mas nem sempre sabem como exibi-las. Apresentações do PowerPoint, foram muito emocionantes no passado, porém hoje não atendem aos anseios. Displays touch resolvem o problema das apresentações estáticas e da impossibilidade de interação com os visitantes.

Painéis interativos multi toque trazem uma abordagem nova e excitante para a apresentação de dados de negócios em ambientes corporativos. Como a maioria dos monitores exibem imagens vindas do Windows, aplicativos touch são desenvolvidos comumente para este sistema operacional. Existem infinitas possibilidades no desenvolvimento de aplicativos para telas sensíveis ao toque: Desde grandes telas multi toque até diversas telas pequenas que permitem aos usuários interagirem uns com os outros.

Áreas educacionais

No passado, professores tinham apenas uma maneira de apresentar informações escritas em tempo real aos seus alunos: o giz e o quadro-negro. Vieram então os quadros brancos e as canetas coloridas especiais. Agora, uma mudança verdadeiramente inovadora veio para a sala de aula, aplicativos touch capazes de exibir de forma dinâmica todo o conteúdo.

Instituições educacionais voltadas para o futuro já estão abraçando telas multi toque, como uma maneira poderosa de interagir com seus alunos.

Ao contrário de quadros negros, que só permitem que os professores façam custosamente suas anotações e esquemas à mão, os monitores multi toque permitem a exibição de imagens, modelos 3D e vídeos em alta resolução. Os dados podem ser atualizados a partir do computador do professor, dispositivo móvel ou comandos através de toques.

Engenharia e Arquitetura

Engenheiros, arquitetos e designers de interiores aceitam toda tecnologia que lhes permita um maior grau de interação com seus projetos.

Enquanto a Realidade Virtual e outras soluções de alta tecnologia certamente têm seus públicos, a tecnologia de exibição em telas interativa é suportada por computadores Windows, o que atrai muitos usuários. A mesa interativa de desenho proporciona ao usuário uma área de trabalho de alta resolução, que responde à interação multi-ponto – ideal para softwares CAD.

Área médica

Sempre na vanguarda da tecnologia, o campo médico já provou ser um mercado receptivo para aplicativos touch. Os monitores multi toque fornecem o necessário para tornar visíveis até mesmo as imagens de uma câmera endoscópica. Estas aplicações interativas permitem que a equipe tenha controle preciso sobre os elementos da imagem. A calibração clínica adicional de cor e escala de cinza dá ao cirurgião confiança na imagem mostrada.

Imobiliárias

Imobiliárias inovadoras estão buscando o desenvolvimento de aplicativos mobile para atender o público de Smartphones. Muitas também estão trazendo a tecnologia de exibição de informações em mesas interativas para melhor servir seus clientes no escritório.

Restaurantes

Imagens interativas dos pratos estão encontrando lugar em paredes de restaurantes, enquanto os clientes consultam o menu.

Displays multi toques embutidos em mesas de jantar permitem aos clientes fazer mais do que consultar o menu e fazer seus pedidos. Enquanto esperam, eles podem jogar, interagir em mídias sociais, ou ler as últimas notícias. A publicidade de terceiros também pode ser inserida para gerar receita extra para o estabelecimento.

Apresentações de vendas

Banners e folders tradicionalmente utilizados para vendas, estão agora dando lugar ao conteúdo dinâmico e envolvente dos displays interativos.

As telas interativas permitem que os representantes de vendas criem apresentações poderosas que convidem o cliente a envolver-se. Ao interagem com a aplicação é mais provável que eles façam a compra.

Entretenimento e jogos

Bem aplicado para entreter crianças em ambientes infantis, o totem interativo pode trazer diversas opções de jogos educativos.

Outra possibilidade de utilização, são nos casinos e nas mesas de jogo, oferecendo informações dinâmicas aos participantes.

Totem interativo no varejo

As lojas de varejo tradicionais procuram aproveitar ao máximo cada metro quadrado de seu espaço. Com as lojas online oferecendo maiores variedades com preços mais baixos, as lojas físicas estão buscando novas formas de envolver os clientes e manter a sua lealdade. Totens interativos podem muito bem ajudá-los neste objetivo. Ao adicionar totens com monitores interativos em seu espaço de venda, lojas de móveis, por exemplo, podem competir com vendedores online em variedade e muitas vezes até mesmo no preço. E ao contrário dos varejistas online, os vendedores tradicionais podem oferecer um serviço de atendimento ao cliente impossível pela internet. Além de oferecer um catalogo mais amplo de produtos do que loja consegue ter em exposição, os aplicativos touch podem fornecer ao cliente uma experiência de compra personalizada.

Composição Musical

Embora a difusão das aplicações touch no espaço de produção musical seja modesto, já estão surgindo alguns conceitos de utilização. Oportunidades existem para o desenvolvedor que conseguir mesclar softwares de música com tecnologia de toque de tela.

Feiras e exposições

Telas interativas estão trazendo o poder da atração visual para feiras, exposições e outros eventos. As imagens vibrantes destes painéis de alta resolução atraem olhares dos visitantes em um grau não possível com mídias convencionais. Como visitantes são convidados a interagir com a apresentação através do recurso, mais e mais são atraídos para a apresentação. Além disto, um potencial cliente realiza uma experiência muito mais marcante ao obter informações utilizando um totem interativo no stand do expositor.

Telas sensíveis ao toque

Uma das principais vantagens da mesa multi toques e do totem interativo é que são soluções relativamente fáceis de implantar.

Embora grandes avanços tecnológicos tenham sido relacionados com a precisão e confiabilidade da tecnologia touch screen, poder de processamento, soluções em software e aplicativos touch também tem feito grandes progressos.

Hardware

Telas sensíveis ao toque, telas sensíveis ao toque, telas de toque de ondas acústicas de superfície e telas de toque óptico compõem a maioria das metodologias de tela de toque, embora existam outras mais esotéricas.

As telas sensíveis ao toque mais difundidas no mercado, são as capacitivas e as resistivas. A principal diferença entre elas é que enquanto a capacitiva reage apenas com o passar do dedo do usuário, a resistiva precisa de certa pressão. Os monitores touch atuais possuem as entradas de vídeos comuns no mercado: DP (HDCP), DVI, HDMI, VGA, USB ou outras. São telas planas, baseadas em tecnologia LCD ou LED, e inclusive combinações das duas. Para o processamento das aplicações e vídeo, são utilizados computadores domésticos normais. Os requisitos recomendados de hardware estão a seguir:

  • Sistema operacional: Windows 8 ou superior;
  • Processador: Intel i3, i5 ou i7;
  • Placa de vídeo: integrada da Intel com driver atualizado;
  • Tela sensível ao toque: existem diversos modelos no mercado com as mais diversas aplicações (para mesa interativa, de parede, para totem interativo, etc).

Software

Embora a maioria das telas operem em conjunto com o Windows, o conteúdo pode ser originado de qualquer sistema: Computador, dispositivo móvel, WIFI e até mesmo a nuvem. A Tríscele desenvolve plataformas de gerenciamento de conteúdo (CMS) para aplicações interativas que utilizam telas touch, além de jogos educativos.

Potencial dos aplicativos touch

Estimativas indicam que cerca de 90% do conteúdo de mídia do mundo é baseado em telas.

Considerando que o consumidor ou visitante já está presente no local, a oportunidade de envolve-lo em uma experiência interativa não deve ser ignorada. Importantes setores já estão utilizando as telas touch para interagir com os usuários, como é o caso dos museus interativos.

Buscando uma solução para telas sensíveis ao toque?

SIM? Então você está no lugar certo e nós podemos ajudá-lo. A Tríscele possui uma equipe com experiência em desenvolvimento de aplicativo touch interativo, se você pretende aderir a esta tendência. Nós oferecemos serviços de desenvolvimento de aplicativos touch de alto padrão, proporcionando uma excelente experiência ao usuário.

Se você quiser explorar novas oportunidades de negócio, utilizando mesa, projeção ou totem interativo, ou ainda soluções mais elaboradas, nos procure que iremos trabalhar em uma solução para ajudá-lo.

Leia mais

Desenvolvendo um App interativo para museus

aplicativo, app, CSS, design, html, museu, tecnologia, Tutorial

Neste artigo vamos mostrar como criar um app interativo para museus utilizando HTML, CSS, JavaScript e NW.js....

Leia mais

QR Code: tecnologia aplicada em exposições museológicas

expografia, museu, QR Code, tecnologia

Eles apareceram no mundo praticamente de uma hora para a outra. Quase que sorrateiramente e sem fazer nenhum barulho,...

Design UI / UX

Até mesmo as melhores e mais poderosas soluções em software podem ficar aquém do sucesso se não oferecerem um design intuitivo e uma experiência de usuário agradável. Embora um belo design é importante para atrair clientes, UX é necessário para mantê-los. A equipe da Tríscele possui experientes designers e desenvolvedores que trabalham em conjunto para lhe trazer um produto bem acabado, agradável aos olhos e perfeitamente funcional, resultando em uma excelente experiência para o usuário.

Estrutura física do Totem

A estrutura do totem interativo pode ser facilmente fabricada utilizando-se materiais comuns na confecção de mobiliários (marcenaria), como o MDF, acrílico ou vidro. A estrutura do totem deve ter cerca de 80 cm a 1 metro, para que possa atender o público de várias idades. Ao projetar um totem, deve-se levar em consideração o hardware, pensando-se não só no monitor touch, como também na CPU (computador) que deverá ser embutido na estrutura montada.

Software touch sob medida

A equipe de programadores da Tríscele tem experiência no desenvolvimento de software touch para totem interativo, mesa interativa, aplicações interativas envolvendo projeções, entre outros. Aplicações interativas fornecem ao visitante uma experiência única e memorável. Utilizando-se de aplicativos touch, uma instituição ou empresa consegue passar uma determinada informação ao visitante de modo dinâmico utilizando-se mídias audiovisuais. Venha conhecer a nossas soluções em interatividade e aplicativos touch.