Nova Expografia do Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes | Blumenau – SC

Nova Expografia do Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes | Blumenau – SC

A Tríscele faz parte da equipe que tem projetado um novo olhar sobre o Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes, em Blumenau/SC,  atuando no desenvolvimento de uma nova linguagem visual para o museu.

Começando pelo redesign da logomarca da instituição, optamos pela marca já instituída porém, numa linguagem mais limpa, monocromática. A nova logomarca não substituiu totalmente a anterior. Ambas permanecem conforme a necessidade do trabalho de desenho em que se propuser a aplicação delas. O símbolo, uma flor de hibiscus ilustra também, em seu interior, a região montanhosa da região em que está localizado o Ecomuseu, na localidade Mina da Prata, que é zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Logomarca do Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes e o redesign da mesma, desenvolvido pela Tríscele.

Logomarca do Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes e o redesign da mesma, desenvolvido pela Tríscele.

ECOMUSEU DR. AGOBAR FAGUNDES INAUGURA NOVA EXPOSIÇÃO

O Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes inaugurou a sua nova exposição, sob o título Novas Fronteiras entre Museu, Territórios e Culturas. A exposição objetiva aproximar o Ecomuseu da comunidade, uma vez que ele já tem desenvolvido ao longo dos seus sete anos de atividades, programas e projetos de pesquisa que convergem para esta interação. A diretora do ecomuseu, Professora Valda de Oliveira Fagundes, Drª., diz que o “Ecomuseu não é apenas um espaço de reconstituição e representação da memória da participação social em símbolos e imagens, mas é o próprio campo efetivo de construção social – um espaço múltiplo e atual, que se constrói a cada evento”.

Confira algumas imagens

Fale Conosco Agora via WhatsApp

A exposição Novas fronteiras entre museu, territórios e culturas teve o projeto gráfico desenvolvido pela Tríscele

A exposição “Novas fronteiras entre museu, territórios e culturas” teve o projeto gráfico desenvolvido pela Tríscele.

esposição_ecomuseu11

Um dos módulos da exposição aborda o patrimônio indígena e a ressignificação de sua cultura, onde novos modos de saberes foram aprimorados às técnicas herdadas.

esposição_ecomuseu2

O módulo “Casa no Campo” foi inspirado na música homônima, de Elis Regina. Ele apresenta uma cenografia com objetos do cotidiano do homem rural, além de evidenciar outros usos que o espaço do Ecomuseu possuía: era a residência de campo da família Fagundes.

Memorial Dr. Agobar Fagundes

Memorial Dr. Agobar Fagundes, espaço de homenagem ao patrono do Ecomuseu.

O Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes está situado a Estrada Geral Mina da Prata, localidade Nova Rússia – Blumenau/SC.

Aberto a visitação, mediante agendamento pelo email ecomuseu.agobarfagundes@gmail.com e telefones: (47) 9915-7229 | 3322-3099

Publicado por na(as) categoria(as) Expografia.

Museólogo com mestrado em Turismo e Hotelaria. Desenvolve consultorias e pesquisas relacionadas a Serviços Turísticos, Planejamento do Turismo, Desenvolvimento Local e Turismo Cultural. Na área de Museologia, atua principalmente nos seguintes temas: Gestão Museológica, Design Gráfico, Expografia e Documentação Museológica. Pesquisa estudos em Patrimônio Imaterial, Patrimônio Industrial e Patrimônio Alimentar.

Comentário para "Nova Expografia do Ecomuseu Dr. Agobar Fagundes | Blumenau – SC".

  1. Felipe Oliveira: disse:

    Parabéns pelos belos trabalhos, mas gostaria de saber quais são as características que transformam um espaço em ecomuseu?

Deixe o seu comentário. Queremos ouvir a sua opinião.

15 − dois =

Que tal Realizar o seu Diagnóstico de Acervo?

É Simples, Gratuito e 100% Online!

chat seta
fale com a Tríscele