Tríscele Web e Museologia

10 características que um bom site de museu deve ter

O que um site deve ter para ser considerado bom? Isso depende de muitos fatores, como a função que ele terá e o tipo de negócio ou instituição ele representa. Pensando nisso, vamos analisar alguns pontos que achamos importante para um site de museu ser considerado bom.

Um site de museu, como qualquer outro, deve entregar toda a informação que o visitante espera encontrar. Os textos, imagens e vídeos precisam estar organizados adequadamente e serem facilmente alcançáveis em todos os dispositivos. Isto é importante para manter uma baixa taxa de rejeição e um bom tempo de permanecia dos usuários no site.

Um site de museu precisa ser educativo

Exatamente como no museu físico, seu site precisa ensinar o público sobre determinado assunto. É preciso apresentar conteúdo relevante de forma eficaz e envolvente, para que o usuário tenha uma experiência única de aprendizagem. Sites educativos devem ser projetados com um público alvo em mente. Por exemplo, um museu que tem como público principal o público escolar, deve ter um visual mais descontraído e uma navegação facilitada.

Funcionalidades possíveis para um site educativo

O uso de mídias audiovisuais é importante

Conteúdo em vídeo eleva a experiência do usuário a um outro patamar. Este tipo de mídia consegue captar a atenção do usuário de forma muito mais efetiva. Além de que, por meio de filmes e animações torna-se muito mais simples a tarefa de explicar determinado assunto ao público. Esse tipo de conteúdo também deve ter sua utilização integrada com o museu físico.

Ideias a serem exploradas

Exposições online

Museus em geral tem uma grande limitação para alcançarem seu público, sendo que os interessados precisam fazer um deslocamento até o local da instituição. Esta situação pode ser facilmente contornada através da disponibilização de exposições digitais, onde não há limitação geográfica. Outra vantagem é a possibilidade de criação de diversas exposições, não se limitando mais aos espaços físicos do museu.

Por meio destas exposições online é possível oferecer um conteúdo dinâmico e interativo, proporcionado uma experiência rica ao visitante. Veja a seguir, algumas ideias que podem ser exploradas na criação de exposições virtuais em sites de museus.

Potencialidades das exposições virtuais

Disponibilização das coleções para pesquisa online

Um dos melhores recursos que um site de museu pode conter é a disponibilização dos itens do seu acervo, para pesquisas online. Isto é muito fácil de implementar quando se utiliza um sistema moderno de gerenciamento de acervos museológicos como o Sylloge. Trata-se de um software completo para catalogação dos itens, com uma moderna API que permite a exibição das peças também no site institucional.

Pontos importantes a serem trabalhados

Um site de museu precisa inovar

Mais do que qualquer outro, um site de museu precisa constantemente inovar em suas publicações e conteúdos online. Ao fazer uso de novas tecnologias de maneira criativa, o museu irá proporcionar experiência únicas e inovadoras aos seus visitantes.

Linhas inovadoras para seguir

Deve ser mantido através do tempo

Um projeto online quando mantido ao longo do tempo, evoluindo e demostrando um compromisso de longo prazo com sua comunidade de usuários, geralmente traz bons frutos para a instituição. A constante atualização e publicação de novos conteúdos é também recompensada pelo Google, que envia cada vez mais usuários ao site do museu, organicamente. A longevidade de um projeto web também leva ao aprimoramento das maneiras de interagir e engajar o público alvo.

Orientações que devem ser seguidas

Compatibilidade total com dispositivos móveis

Isto não é mais um diferencial. Sites atuais precisam oferecer compatibilidade irrestrita com os diversos dispositivos atuais. Isto é alcançado facilmente em sites responsivos, onde o conteúdo se adapta aos vários tamanhos de tela disponíveis. Em dispositivos móveis também é possível oferecer experiências verdadeiramente interativas ao utilizar recursos disponíveis nestas plataformas, como sensibilidade ao toque, GPS, Realidade Aumentada, câmera e leitura de códigos QR.

Características importantes

Atender aos profissionais de museus

A imensa maioria dos profissionais de museus, como museólogos, antropólogos e historiadores, consome constantemente o conteúdo disponibilizados por estas instituições. Por isto, um novo site de museu, precisa surgir de modo que atenda aos anseios também deste público especifico. Para esta categoria, é importante a existência de exposições virtuais, espaços para relações institucionais e trocas de conhecimento.

Um site de museu deve promover algumas ações voltadas a este público

Sistema de inscrição e envio de newsletter

O e-mail continua sendo uma das melhores maneiras para divulgação de informações. Desta forma, achamos importante a sua utilização como parte das estratégias de divulgação dos conteúdos.

Para o uso deste canal, recomendamos dois pontos

Por último e não menos importante: Integração com redes sociais

Museus bem-sucedidos utilizam diariamente as mídias sociais como forma de divulgação do site e envolvimento com a sua comunidade.

O uso adequado das redes sociais consiste na publicação e promoção do seu conteúdo, bem como a interação com seus seguidores. É importante manter presença também nas principais redes soais que o público do museu utiliza. No Brasil, geralmente o Facebook, Instagram e Twitter. Também recomendamos a utilização dos recursos do Pinterest.

Pontos que podem ser explorados em relação a mídias sociais

O que você achou da nossa relação de características que um site de museu deve ter? Existe mais algum item que você acha importante? Deixe o seu comentário abaixo.

Caso seu museu ainda não tenha um site, conte com os profissionais da Tríscele. Temos a melhor equipe para criar um site de sucesso e promover a sua instituição cultural.

Fale Conosco Agora via WhatsApp