Food Styling e Fotografia de Comida

Food Styling e Fotografia de Comida têm diversas finalidades e aplicações. O alimento pode ser fotografado para livros de receita, para blog ou site, para cardápio de restaurante ou cafeteria. Uma tigela de cereal pode ser fotografada para ilustrar sua respectiva embalagem, por exemplo. Em geral, a finalidade da fotografia de alimentos é tornar os mesmos, tentadores e irresistíveis aos olhos do consumidor.

Nós produzimos belas imagens de alimentos, veja alguns exemplos nesta galeria.

A fotografia de alimentos é um gênero fotográfico muito específico, pois exige uma paixão e um certo conhecimento dos produtos: flores e ervas frescas murcham, sorvete derrete…

Ao falarmos de fotografia de comida, automaticamente lembramos de food styling, técnica que consiste em melhorar a aparência de alimentos. As fotografias que você vê em revistas, cardápios e livros, certamente tiveram um trabalho deste gênero. A técnica de food styling, aliada a fotografia profissional de alimentos, produz imagens que dão água na boca de quem as vê.

Food Styling e Fotografia de Comida - Tríscele

Food Styling e Fotografia de Comida

Food Styling

Imagine que você está folheando uma revista e vê um artigo sobre sorvetes. Ao lado da matéria observa uma fotografia de dar agua na boca: um delicioso sorvete de baunilha, decorado com uma cereja e um ramalhete de menta. Você acabou de perceber como a fotografia de alimentos é poderosa, em despertar o desejo de comer algo. Tomar este sorvete talvez não seja a melhor ideia. O sorvete da fotografia provavelmente seja uma colher de purê de batatas ou uma mistura de xarope de milho e açúcar. O que parecia uma delícia, é na verdade, resultado de técnicas de food styling, feitos por um estilista de alimentos.

food styling - estilista de alimentos - Tríscele

Delicioso sorvete ou purê de batatas? Food Styling

O estilista de alimentos trabalha junto com o fotografo para juntos obterem as mais apetitosas imagens. Seu trabalho consiste em preparar a comida para a fotografia. Isto não é uma tarefa fácil, e as ferramentas, produtos e utensílios utilizados, são inúmeros. Desde as mais variadas louças, toalhas, espátulas, azeites, temperos, flores, ervas in natura, sementes, borrifadores de água, pinceis, estiletes até equipamentos de iluminação.

A Fotografia de Comida

De todos os tipos de fotografia, a de alimentos é uma das mais trabalhosas. O fotografo precisa estar atento a todos os detalhes, da iluminação, ângulo e composição até a estilização. A fotografia de alimentos, seja ela pra um blog, site ou para uma grande rede de restaurantes, envolve sempre uma produção completa.

Você possui um restaurante, cafeteria ou confeitaria? Veja estas imagens e conte com a equipe Tríscele para as suas fotos.